Substrato |catos e suculentas|

terça-feira, setembro 20, 2016

Como devem ter reparado eu sou viciada em suculentas (e com o tempo piora). Nos últimos tempos tenho andado atenta a blogs e páginas de facebook referentes a esta temática e uma coisa que me salta logo à vista e me deixa preocupada é o substrato que muita gente usa no cultivo destas plantas. Claro que toda a gente sabe que as suculentas são bastantes resistentes, mas também queremos as suculentas bonitas e saudáveis e não suculentas a lutar pela vida "mais para lá do que para cá". Grande parte do sucesso de uma suculenta bonita é o substrato.

As suculentas povoam diversos ambientes e por isso precisam de diferentes tipos de solo. Assim, não existe um substrato ideal que responda às necessidades de todas as espécies, mas uma característica universal em todas as espécies. A necessidade de um solo com uma boa drenagem e oxigenação pode evitar o apodrecimento das raízes, visto que as suculentas provêm de zonas áridas onde não abunda a água e sobrevivem durante grandes períodos de seca.

O substrato tem que ter na sua base, dois componentes principais: a matéria mineral, para arejar e drenar bem o solo, e uma parte de matéria orgânica, para fornecer os nutrientes necessários as suculentas.


A matéria mineral deve ser preferencialmente areia grossa (areia facilmente encontrada nos rios, ribeiros), ou o carvão vegetal (cascas de pinho ou perlite), ou ainda uma combinação destes materiais.


Ao nível da matéria orgânica deve-se usar terra leve tipo turfa, composto vegetal ou húmus de minhoca.




As porções da matéria mineral e orgânica variam em função do ambiente de que provem a planta. Se a suculenta é de um local seco e árido, a porção de matéria mineral tem que ser maior que a orgânica e se as suculentas forem originárias de zonas mais húmidas e por isso requerem mais matéria orgânica utiliza-se mais matéria orgânica que mineral mas utilizando sempre uma parte mineral.

Pessoalmente utilizo nas suculentas numa razão 4:1:1/2 de substrato orgânico universal, turfa loira e areia grossa do rio. Podem também adicionar 1/4 casca de ostra para fornecer alguns micronutrientes como o cálcio. No caso dos catos a razão da parte mineral é aumentada para 1/3.


Normalmente compro o substrato universal no aki que é muito económico (45l por 2,99) e a turfa da marca siro (10l por 2,90).
           
                Substrato (aqui)
    Turfa (aqui)
                                                          
No final cobram o substrato com uma fina camada de areia para as suculentas não apodrecerem no contacto com o substrato.
Para quem não quer ter trabalho de fazer o seu próprio substratos há várias marcas que vendem substratos já prontos a usar para catos e suculentas, como é o caso da marca siro (aqui) que é composta à base de húmus, turfas loiras, areias de quartzo e fertilização especifica para catos.



Espero ter ajudado a melhorar o vosso substrato para o cultivo de suculentas e deixem o vosso comentário a contar como é o vosso substrato de eleição.

Até ao próximo post!

You Might Also Like

0 comentários

Vídeos

Subscrever

Subscribe