Estufa, como ter uma?

segunda-feira, setembro 26, 2016

As estufas são estruturas que têm como objectivo acumular e manter calor no seu interior de forma a cultivar várias espécies de plantas independentemente da estação do ano. Estas estruturas são normalmente utilizadas na produção de produtos alimentares ou no mercado das plantas ornamentais.


Embora não possamos ter no jardim uma estufa de tamanha beleza e dimensão  como esta do Jardim Botânico de Curitiva, podemos encontrar soluções à altura do nosso bolso e do espaço que dispomos.

Na minha opinião as mais bonitas são as estufas de jardim com estruturas elaboradas em madeira ou em metal com formas delicadas e de cor branca bem ao estilo dos jardins ingleses.





As estufas necessitam de muita luz para cumprir o propósito a que se destinam, por isso as paredes e o telhado devem ser construídos com materiais translucidos.



Esta estufa é simplesmente linda bem luminosa que combina o tijolo burro com um chão da mesma cor e claro com suculentas (fonte: um jardim para cuidar).





Para mim a mais bonita e com um jardim perfeito



Adoro a porta rosa e as prateleiras e vasos nas paredes externas.

Quando o espaço do jardim em casa não é suficiente ou nem jardim tem, pode optar por pequenas estufas que podem ser colocadas em qualquer cantinho. Estas estufas podem ser encontradas à venda em várias lojas de decoração, porém a maioria está destinada à decoração e não está preparada para ser utilizada no exterior. 




               



Para quem não quer gastar dinheiro na compra de estufas pode improvisar ao reciclar os materiais lá de casa e assim contribuir para um planeta melhor.

Um dos materiais mais versáteis e com mil e uma maneiras de reutilizar  são as simples garrafas PETPode-se fazer coisas fantásticas no jardim com este material, vamos ver.


Este método que vemos é simples e prático para criar um ambiente isolado e  mais húmido.

Os garrafões de água também são úteis para fazer mini estufas para a germinação de sementes e na horta para proteger os tomateiros e alface da geada. Infalível e fácil!



As garrafas PET podem ainda ser utilizadas na construção de coberturas para proteger as pantas das geadas e chuvas do inverno permitindo ao mesmo tempo a entrada da luz solar.









As caixas de arrumação também podem ser utilizadas como estufas para pequenos vasos.




Outro material que pode ser reciclado e resulta em estufas lindas são janelas e portas que já não são utilizadas.


As janelas ainda podem ser utilizadas como caixas ou em forma de telhado.


A minha estufa...

Recordo-me perfeitamente da minha primeira estufa. A minha primeira estufa foi comprada numa superficie comercial igual à da foto abaixo.
A verdade é que ela não era linda de morrer mas dava para os gastos e para aumentar esta paixão. Mas com o tempo o plástico começou a estragar-se e num dos Invernos ela não resistiu aos ventos fortes e acabou por partir. Fiquei sem estufa e não descansei até construir uma.

A estufa que tenho agora foi feita com janelas que iam para lixo e o telhado com placas transparentes vendidas em lojas de materiais de construção e inspiradas em muitas das fotos que apresentei acima.







Espero que tenham gostado das dicas sobre estufas. No próximo post mostrarei como construí a minha estufa.
 Fico a espera da vossa opinião e  mostrem-me as vossas estufas, estou curiosa para as conhecer.
Visitem ainda o facebook A suculenta cá do sítio

You Might Also Like

0 comentários

Vídeos

Subscrever

Subscribe