Como cuidar de suculentas

sexta-feira, setembro 23, 2016

Os catos e as suculentas são conhecidos pela simplicidade do seu método de cultivo. No entanto, para aqueles que estão agora a começar esta nova paixão, este procedimento pode não parecer assim tão simples, suscitando muitas dúvidas relativamente aos cuidados a ter com estas plantas.
O desenvolvimento e o crescimento de cada planta está dependente de diversos fatores ambientais. Por isso, é extremamente importante conhecer a origem da espécie que se deseja cultivar para aclimatá-la da melhor maneira possível.


Origem das suculentas

As suculentas e os catos são oriundos de zonas áridas com um clima quente durante o dia e com escassez de água. Estas plantas para suprimirem este obstáculo arranjaram formas de contornar esta adversidade. Algumas desenvolveram espinhos que diminuem a perda de água por evaporação que ocorre nas folhas das plantas em geral, outras tornaram o seu corpo suculento para conseguir armazenar o máximo de água possível nos dias em que ocorre precipitação, daí o nome de suculentas.

Após entender o habitat e o clima de onde são originárias torna-se mais simples delinear as necessidades e cuidados a ter com estas plantas. Há três fatores importantíssimos que determinam o sucesso no cultivo destas plantas – água, substrato e luz. 

Água e substrato

Estas plantas estão habituadas a receber pouca água e armazena-la para quando atravessarem um período de seca. O excesso de água associado a um mau substrato que impeça a drenagem da água pode levar à morte da planta através do apodrecimento da sua raiz. 
Para que isto não aconteça utilize um substrato suficientemente permeável que permita a evacuação da água em excesso e reduza o numero de regas, vai ver que as suas suculentas vão ficar mais saudáveis e com melhor aspecto.

Luz

As suculentas adoram e necessitam de luz direta (exceto alguns grupos). Caso não possa garantir luz direta todo dia, deve garantir no mínimo 4 horas de luz direta diárias.


Fertilização

Ao nível de fertilizantes é uma questão mais complicada, visto que os solos do seu habita normalmente são pobres, garantindo apenas os nutrientes essenciais à planta. Assim, não devemos abusar deste tipo de substâncias e utilizar apenas adubos específicos para este tipo de plantas cumprindo com as indicações do fabricante.

Se um dia as raízes da sua planta apodrecerem já sabe algum deste requisitos não está a ser cumprido. Mas não desanime, para recuperar a sua suculenta bastará deixá-la fora do substracto em que se encontrava e quando esta recuperar coloca-la num substrato mais indicado para a sua espécie. Não deverá regar até voltar a enraizar, pulverizando apenas o substrato. O processo de enraizamento normalmente é rápido e em um mês já terá raízes.



Espero que tenham gostado deste tema e, sobretudo, que tenha sido útil na vossa vida de jardineiro.

Até ao próximo post!

You Might Also Like

0 comentários

Vídeos

Subscrever

Subscribe