Estufa com materiais reciclados

terça-feira, setembro 27, 2016


É possível construir uma estufa em casa sem gastar muito dinheiro utilizando materiais reciclados.
O objectivo é comprar o menos possível e utilizar toda aquela "tralha" de materiais que encontramos  lá em casa que ninguém mais usa e só está a ocupar espaço.

Lembram-se da estufa que construí reciclando as janelas que estavam arrumadas lá em casa?

Para quem está a pensar em fazer algo do género vou postar passo a passo todo o processo que envolveu a construção da minha pequena estufa.

Material necessário

- Janelas e portas velhas
- Placas polipropileno
- Tábuas e ripes de madeira
- Parafusos e pregos
- Martelo e nível (entre outros)
- Jeito para bricolagem e uma dose de paciência

1º Passo- A estrutura

Para a estrutura da estufa utilizou-se pequenas vigas de madeira que serviram de suporte à colocação das janelas. Para que a madeira não se deteriorasse em contacto com o solo optou-se por fazer um pequeno muro de blocos e só depois começar a montar a estrutura em cima do mesmo.






2º Passo - A Cobertura

Para que as suculentas aproveitam o máximo possível das horas de sol, principalmente na época mais fria do ano, a cobertura deve ser dotado de um material transparente que permita que a radiação chegue até às suculentas.


No meu caso utilizei placas de um material plástico chamadas de placas de polipropileno onduladas. Sobre estas placas foi colocado um pequeno ripado de madeira onde as mesmas foram aparafusadas.




3º Passo - Arranjos exteriores

No caso de terem muita vegetação em redor da vossa estufa torna-se necessário remover o excesso de forma que a luz entre pelas janelas. Por vezes juntam o util e agradavel e acabam por renovar o vosso Jardim. Foi o meu caso e até resolvi fazer uma pequena cerca para delimitação do espaço.

A renovação do jardim da estufa


O jardim já com a cerca pronta e pintadinha de branco e com o jardim verde e contornado com um muro de pedras também claras!


4º Passo - Pintura

Para tornarem a vossa estufa mais bonitinha e protegerem a madeira das agressões do ambiente,  chuva e o excesso de sol, optem por pintar a madeira vai ser divertido e podem dar um toque pessoal nos acabamentos.



4º Passo - O Pavimento

Para o pavimento da estufa podem utilizar uma variedade de materiais fica ao gosto de cada um. No meu caso continuei a utilizar a madeira e fiz um pavimento flutuante. No entanto fiquem já a saber que devem ter muito cuidado com este tipo de piso e pensem em colocar um protector porque a sujidade vai ser muita e a humidade também.







Estufa esta pronta e linda, que orgulho!




Espero que tenham gostado do resultado final da minha estufa!



You Might Also Like

0 comentários

Vídeos

Subscrever

Subscribe