Jardim desérticos ou rochosos

terça-feira, outubro 04, 2016

Adora suculentas e cactos? Então é natural que goste de jardins em que eles sejam atracão principal.
Os jardins rochosos ou desérticos são marcados pela rusticidade e recriam  as paisagens áridas que são o habitat natural das plantas xerófitas. Estas plantas desenvolveram a habilidade de reduzir a perda de água e acumulá-la nos seus tecidos, os exemplos mais conhecidos são as suculentas e os cactos.



Os jardins rochosos podem conter elementos ousados, como vasos, pedras e acessórios com formatos inovadores e materiais novos.
Apesar dos vários tipos de jardins rochosos há  elementos chaves e em comum, como as plantas, que devido aos espinhos e escamas têm uma textura própria e tonalidades diferentes. Os espinhos  estão muito presentes o que torna este jardim uma boa solução para quem sofre frequentemente com cães e gatos a destruir o jardim.

Os jardins rochosos requerem pouquíssima manutenção, sendo uma vantagem para quem não tem tempo disponível para a jardinagem. Este tipo de jardim é ideal para locais com solos pobres ou arenosos com insolação direta e até mesmo com ventos fortes. Não requer regas constantes nem podas e as adubações são leves ou nenhumas. Esta característica é ideal para coberturas de prédios e para varandas ensolaradas ou jardins com solos muito pobres.
Apesar da simples manutenção, este jardim requer um bom sistema de drenagem, já que "seus habitantes" não toleram nenhum tipo de encharcamento nas raízes.



    

Os jardins rochosos não o seriam se não tivessem rochas que parecem deixadas ao acaso e o solo coberto com areia ou pedras de diversas origens. Elas trazem naturalidade, rusticidade e recriam este tipo de habitat, e se bem escolhidas podemos realçar as forma e cores das suculentas e cactos. Este tipo de material tem dupla função, auxilia na drenagem do solo e não deixa  as plantas em contacto com o solo . No entanto, deve-se ter cuidado na escolha e utilização destas pedras , pois a mistura de pedras, de cores e formas muito contrastantes, pode prejudicar o efeito. Um exemplo de mal uso das pedras é a mistura de brita (angulosa e escura) com arenito polido (claro e arredondado).



Aflorações de rochas maiores são muito bem vindas e complementam o jardim, mas devem seguir as cores, formas e tonalidades dos pedras utilizados como forração. Há que ter cuidado também com pedras modificadores do pH do solo, como rochas calcárias, evitando-as para não afectar as plantas.




   


Mini jardins rochosos

Se não tem espaço para fazer um grande jardim rochoso não desanime. Pode sempre utilizar este estilo de jardim em vasos. Para recriar estes mini jardins é importante  que os vasos contenham algumas pedras de diferentes tamanhos com fendas ou espaços entre elas para poder simular o crescimento de suculentas nas rochas e recriar algum relevo e dimensão. também é importante utilizar areia ou pedras pequenas para cobrir o solo e alguns galhos velhos com ar de "deserto".



Muitas pessoas  não gosto deste tipo de jardim por o acharem demasiado agressivo e sem graça, porém quem gosta é conquistado pela sua beleza simplista e rústica ficando admiradores por este tipo de jardim. Afinal só algumas pessoas conseguem  entender a beleza e graciosidade destas plantas do deserto tornado-se privilégio exclusivo dos amantes destas plantas. Os apologistas da eficiência energética são a favor destes tipos de jardim já utilizam uma baixa quantidade de  água na sua manutenção e poucos nitratos e outras substância no tratamento de pragas e doenças.


You Might Also Like

2 comentários

Vídeos

Subscrever

Subscribe